OPÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE PATRIMÔNIO
- Luciana Luppi
- 11 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Planejamento sucessório
As estratégias e ferramentas de planejamento sucessório auxiliam pessoas e família a formalizarem os “combinados”, preparando-se antecipadamente para casos de morte ou separação.

Reduzindo o desgaste entre as partes, protege o seu patrimônio, gera economia financeira, evita desgastes e aumenta significativamente as chances de os interesses dos envolvidos sejam mantidos.
Conheça as principais ferramentas para fazer um planejamento sucessório.
O planejamento sucessório é uma adoção de uma estratégia para a transferência do patrimônio de uma pessoa após a sua morte, da maneira mais eficaz possível.
Também evita conflitos no processo de divisão de bens no caso do falecimento do titular, e que o patrimônio não seja depreciado ou dilapidado por conta destes desgastes entre as partes.
Com o planejamento, a sucessão dos bens ocorre de maneira mais rápida, evita conflitos, cria-se estratégias para diminuição dos impostos a serem pagos, ajudando assim na preservação do patrimônio para os herdeiros.
PARA EMPRESAS FAMILIARES, O PLANEJAMENTO TEM GRANDE IMPORTÂNCIA
Do planejamento societário, herdeiros despreparados e atitudes precipitadas da família durante o processo de sucessão, podem prejudicar de forma irreparável o crescimento da empresa e comprometer a continuidade do empreendimento.
Pensando assim para que todos os envolvidos trabalhem para que a empresa sofra menor impacto possível.
Algumas das maneiras de planejamento sucessório mais comuns são:
PREVIDÊNCIA PRIVADA
SEGURO DE VIDA
DOAÇÕES EM VIDA
TESTAMENTO
HOLDING FAMILIAR
Para início a um planejamento sucessório, primeiro passo é definir objetivos, por exemplo: pagar os custos de inventário, proteger o cônjuge sobrevivente, proteger a empresa que é sócio, entre outros.
Definidos os objetivos, o planejamento te auxiliará na reflexão sobre suas necessidades, ideais ferramentas de sucessão e a fazer cálculos necessários para garantir que tudo esteja alinhado aos objetivos da família.
Gostou deste artigo? Compartilhe!
Comentários